Índice do Artigo
Página 2
Página 3
Todas as Páginas

O Projeto Novo Vestibular (PNV) foi fundado no ano de 1986, por iniciativa do Centro Acadêmico Frei Tito de Alencar do Curso de História da Universidade Federal do Ceará. Ao longo dos anos, o PNV mostra para a comunidade acadêmica e para a sociedade que com uma metodologia pedagógica e uma estrutura voltada para a construção de uma consciência crítica e uma atuação democrática os Cursinhos Populares podem ser espaços de atuação e reflexão  por uma nova educação e também por uma nova sociedade.

Atualmente, o número de pessoas que fazem parte do Projeto é de 450 alunos egressos da rede pública de ensino, juntamente com um grupo de 27 bolsistas, todos estudantes da UFC (19 alunos dos diversos cursos de licenciatura, 3 alunos do curso de História, 1 aluno do curso de Ciências Contábeis, 1 aluno do curso de Pedagogia, 1 aluno do curso de Biblioteconomia, 01 aluno do curso de Psicologia) além de  01 Professor Coordenador do Departamento de História.

Além de ser um cursinho pré-vestibular, o PNV é um ambiente de educação e formação humana para todos os seus componentes. É um projeto que vai além da concepção de extensão que apenas considera uma via na aquisição e construção do conhecimento, a via Universidade-Sociedade. No PNV, concebemos as ações de extensão como uma via de comunicação entre sociedade e comunidades, não apenas como um serviço que a universidade presta a sociedade ou como uma ação meramente assistencial. Acima de tudo, o PNV é uma célula de inserção de estudantes de origem popular nas universidades públicas.

Para alcançar seus objetivos pedagógicos, o PNV dispõe de espaços extraclasse nos quais é construída uma consciência crítica e reflexiva diferenciada das aulas conteudistas de sala de aula, sendo a própria sala de aula trabalhada por vezes de forma lúdica. Em todos os momentos trabalha-se de forma coletiva e assim o projeto é construído e gerido diretamente pelos sujeitos que dele participam.

O PNV é um projeto vinculado ao Departamento de História e à Pró-Reitoria de Extensão da UFC. Atualmente é administrado por um coletivo de bolsistas composto pelos coordenadores (coordenador administrador, coordenador articulador, coordenador pedagógico, coordenador financeiro, coordenador secretário, professores e bibliotecário) e pelos professores. As atividades do Projeto são deliberadas e planejadas nos Fóruns e Seminários, onde os estudantes tem participação, com direito a voz e a voto.

As atividades pedagógicas realizadas pelo Projeto incluem  aulas preparatórias para o vestibular UFC, ministradas diariamente na semana, das 18h 30min às 22h 10min, abrangendo todas as disciplinas do ensino médio, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, aulas temáticas, aula de campo, simulado, jornada cultural, fóruns, seminário semestral de avaliação e planejamento, serviço de psicologia, cursos e mini-cursos ligados às disciplinas de Estágio Supervisionado.

Os resultados mostram-se não apenas em seus números de aprovação no Vestibular, mas no esforço e comprometimento dos bolsistas quanto a sua formação docente dentro do projeto e na busca de uma educação crítico-reflexiva e democrática, que permite uma formação mais ampla, uma formação para a vida.

Este esforço evidencia-se nas ações vinculadas ao projeto, quando ex-bolsistas e ex-alunos mantém e multiplicam a essência do trabalho em outros espaços. Um desses espaços é o Cursinho 06 de Março, que foi criado em Maracanaú, e teve o apoio do Projeto Novo Vestibular em sua construção.

O projeto foi agraciado com a Medalha Paulo Freire concedida a pessoas físicas ou jurídicas que contribuíram no âmbito da educação para a sociedade. Esse comprometimento social também pode ser percebido nos ex-alunos que, ao passarem no vestibular, continuam sua atuação na Universidade em seus diversos âmbitos, seja no movimento estudantil, seja em projetos de extensão ou até mesmo no retorno ao Projeto Novo Vestibular, então como bolsistas.

O projeto busca em seus objetivos, que alunos oriundos das escolas da Rede Pública de Ensino tenham acesso ao Ensino Superior. Acreditamos que apenas trabalhar o conteúdo para o vestibular não é preparar o estudante para a universidade. Uma educação de qualidade deve ser fundada na busca pela construção de um mundo democrático, livre e igualitário. Por isso, o PNV trabalha com o intuito de não ser só um espaço de disseminação de conteúdos, mas sim um espaço de formação ampla para os alunos, enfatizando a necessidade de formação humana, crítica e reflexiva sobre o mundo no qual vivemos.