Índice do Artigo
Página 2
Página 3
Todas as Páginas

O Projeto Novo Vestibular (PNV) foi fundado no ano de 1986, por iniciativa do Centro Acadêmico Frei Tito de Alencar do Curso de História da Universidade Federal do Ceará. Ao longo dos anos, o PNV mostra para a comunidade acadêmica e para a sociedade que com uma metodologia pedagógica e uma estrutura voltada para a construção de uma consciência crítica e uma atuação democrática os Cursinhos Populares podem ser espaços de atuação e reflexão  por uma nova educação e também por uma nova sociedade.

Atualmente, o número de pessoas que fazem parte do Projeto é de 450 alunos egressos da rede pública de ensino, juntamente com um grupo de 27 bolsistas, todos estudantes da UFC (19 alunos dos diversos cursos de licenciatura, 3 alunos do curso de História, 1 aluno do curso de Ciências Contábeis, 1 aluno do curso de Pedagogia, 1 aluno do curso de Biblioteconomia, 01 aluno do curso de Psicologia) além de  01 Professor Coordenador do Departamento de História.

Além de ser um cursinho pré-vestibular, o PNV é um ambiente de educação e formação humana para todos os seus componentes. É um projeto que vai além da concepção de extensão que apenas considera uma via na aquisição e construção do conhecimento, a via Universidade-Sociedade. No PNV, concebemos as ações de extensão como uma via de comunicação entre sociedade e comunidades, não apenas como um serviço que a universidade presta a sociedade ou como uma ação meramente assistencial. Acima de tudo, o PNV é uma célula de inserção de estudantes de origem popular nas universidades públicas.